Hospimed Materiais Hospitalares
Home | Empresa | Produtos | Dicas | Localização | Contato

Dica » Pilates para Todas as Idades!

Com o passar do tempo, o pilates se adaptou às particularidades de cada etapa da vida: crianças, adultos, gestantes e idosos podem investir no exercício.

 
Crianças
 
"Para o público infantil, os métodos são lúdicos e não se usam os aparelhos", relata Cristina Abrami, diretora técnica do estúdio CGPA Pilates, em São Paulo. Um benefício é a melhora da postura e o conhecimento do corpo, que perdura para sempre.
 
Adultos
 
Os movimentos que visam o fortalecimento muscular, coordenação e equilíbrio garantem, no fim das contas, proteção contra lesões. Isso sem contar que há uma relação entre essa atividade física e a redução de dores, principalmente as lombares.
 
Gestantes
 
Há restrições claras, como exercícios de alta carga ou que exijam muito das articulações. Mas, seguidas essas regras, o pilates combate incômodos comuns da gravidez, além de desenvolver músculos que ajudarão a tornar o parto mais tranquilo.
 
Idosos
 
Quem lança mão da modalidade após os 60 anos apresenta um menor risco de sofrer quedas que, aliadas à osteoporose, podem causar fraturas. "Só deve haver acompanhamento próximo e cuidados com doenças como a artrose", avisa Cristina.
 
 
 
Versões modernas
 
Elas seguem os preceitos básicos do pilates, porém com algumas particularidades:
 
 
- Stott
 
Sua proposta é trabalhar com os desvios naturais da coluna de cada um em vez de buscar uma única postura perfeita. Os exercícios tendem a ser mais suaves.
 
 
- Hidro
 
Muitos dos gestos são similares, só que feitos dentro da piscina. Hoje, há até equipamentos especialmente desenhados para serem postos embaixo da água.
 
 
- Power
 
É uma forma acelerada quando comparada à original. Por isso, ativa mais o sistema cardiovascular e queima calorias extras. Por outro lado, não traz tanto equilíbrio e força.
 
Fonte: http://saude.abril.com.br

(54) 3223 0888 | (54) 3221 8245
Rua Pinheiro Machado, 2086 | Centro
Caxias do Sul - RS